BIOGRAPHY

Pedro Ribeiro nasceu em Coimbra, em 1983 e reside em Sandomil no concelho de Seia desde criança. Detém uma formação multidisciplinar sólida, abrangendo as áreas do Design Gráfico, Ensino das Artes, Fotografia e Pintura. A sua paixão pelo mundo das artes nasce desde cedo na escola, com 10 anos de idade começou a revelar em estúdio no clube de fotografia. A sua primeira máquina foi uma Olimpus de rolo que o pai lhe emprestava para fotografar as férias em família, as romarias da sua localidade e as paisagens do Rio Alva. 

Posteriormente com a entrada no Curso de Desenhador Projetista a vertente do desenho e pintura começa a fervilhar dentro de si, fator que o leva a criar e a expor ao nível nacional e internacional, daí as suas influências na atualidade tentando fazer das suas fotografias uma extensão da pintura. Considera a fotografia de natureza e a pintura uma descoberta intemporal de formas, luz, cor e magia, o congelamento de momentos únicos e irrepetíveis que se traduzem em imagens de grande beleza natural. Têm sempre em mente a preocupação de passar uma mensagem para a preservação e conservação de todos os seres vivos, só assim poderemos construir um mundo melhor e deixar um pouco da herança natural que recebemos para as novas gerações. A paisagem natural, manifestações de vida selvagem e micromundos entre a montanha e a costa, constituem os seus géneros fotográficos de eleição, procurando sempre imagens fotográficas de elevada riqueza estética.

É licenciado em Educação Visual e Tecnológica, área na qual lecionou durante alguns anos emescolas públicas e privadas. Em dezembro de 2013 torna-se, Mestre em Design Gráfico pela Escola Superior de Artes Aplicadas I.P.C.B. em parceria com a Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa.
Realizou diversas exposições de pintura, escultura e fotografia em Portugal e no estrangeiro.Os seus trabalhos têm sido merecedores de destaque e de reconhecimento nacionale internacional em publicações fotográficas, exposições e artigos em revistas da especialidade, como “O Mundo da Fotografia Digital”, “Zoom”, “Fotomanya Vip”, “Phocal Photovisions”, “LNH”, “Nathional Geographic Channel”, “Visão”, “O Público” e “Correio da Manhã”.
Entre 2013 e 2015 foi vencedor com seis primeiros lugares, quatro segundos lugares, um terceiro lugar, um quarto lugar e um sexto lugar em concursos nacionais de fotografia, sete deles na revista O Mundo da Fotografia Digital dois deles no C.I.S.E. vencedor do prémio anual na categoria de paisagem natural, vencedor geral Património Ambiental da Serra da Estrela e uma Menção Honrosa. Vencedor do quarto lugar no concurso anual de fotografia A.M.B.I.D.Imagens Dispersas Ovar 2014 na categoria público e uma fotografia finalista escolha do júri. Vencedor do segundo lugar no Concurso Nacional de Fotografia Quercus/BMWi 2014 na categoria D - Prémio Especial BMW i Água. Em 2015 foi vencedor de um segundo lugar no 1º Concurso de Fotografia “ Olhares” integrado no evento “ Serranias- sabores e tradições” de Soutosa - Moimenta da Beira e vencedor de um terceiro lugar no XXIX Concurso Fotográfico de Manteigas referente ao II Festival de Fotografia e Vídeo - IMAGINATURE 2015 na categoria I - Manteigas e o espaço envolvente.
Neste momento desenvolve soluções criativas como Designer Gráfico e Fotógrafo na A.D.I.R.A.M. no Projeto Rede das Aldeias de Montanha do Município de Seia. Tem realizado trabalhos como freelancer nas áreas do Design Gráfico, Fotografia (natureza, arquitetura, interiores, produto, casamentos, batizados, workshops, Photo-tours) e Pintura para clientes particulares e empresas.

© pedro ribeiro graphic design and photography || all rights reserved 2020

  • Behance_ logo
  • 500px-logo
  • Facebook_ logo
  • linkedin_logo
  • Instagram_ logo
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now